sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Valores...Que semântica, hoje?

Tenho consciência que está inculcado algures, num espaço cerebral, um constante processo de questionamento. É mental, apelida-se de pensamento, traduzindo-se em palavras, classificadas de nomes comuns, colectivos(...), mas engraçado, também de abstractos.
É sobretudo o sentido destes últimos que me leva a horas de exercício dialéctico: acontece muito frequentemente; por vezes com amigos, quase sempre comigo própria.
Desde há um tempo que não gosto de ouvir o cliché “já não há valores”. Explico: não é a frase em si, antes o sentido de “valores”. É como uma mola, salta em mim, obrigando-me a perguntar o que entende(m) pelo termo. Dá-me sempre um certo prazer (no bom sentido), perceber a atrapalhação do outro para lhe atribuir significação. A seus olhos, a pergunta é descabida. Mas para mim, faz todo o sentido – é preciso que se explique exactamente o que se pensa; sem uma aferiçaõ do sentido, não há diálogo, apenas troca de palavras! Uma boa conversa exige este esforço e parece já não haver paciência para tal. Ora aqui está um “valor” que não se devia perder, embora se entenda que a paciência não é um valor...
Depois, o respeito. “Hoje já não há respeito por nada nem ninguém” – frase dita, banalmente, sobretudo por quem não faz a mínima ideia da implicação terminológica. Nem sequer me preocupa ir ver ao dicionário... Haverá algum dicionário que alie, cabalmente, na metalinguagem, de que é portador, o sentido próprio e o dito figurado? Tenho a certeza que não..
Hoje, respeito, exige, em cada um, muitos patamares de desnvolvimento pessoal. É como se alcançassemos o sublime. Respeito, hoje, é ouvir o outro, é falar audivelmente mas também em surdina, é saber ler os olhares, é expor e expor-se, não receando o desnudamento da nossa essência. O receio do julgamento dos outros é atroz, torna-nos ansiosos. Alguém tem o direito de ter tal atitude? Apregoa-se a paz e a guerra começa por atitudes como esta...
Talvez volte a esta temática...Valores...Que semântica, hoje?
26-07-2010

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo: fui até ao blog...Contudo fiquei intrigada por que removeu a mensagem...Será q queria apenas q visitasse o blog?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo: hj voltei lá e confirmaram-se as minhas suspeitas..Nina foi o mote...Mas podias ter sido mais explícito :)

    ResponderEliminar