segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O hábito faz o monge (prefiro o provérbio assim...)

Sinto que a minha matriz de conduta se pautou por este género de provérbios, inculcados pela frequência de os ouvir, sobretudo aos avós. São a minha ética. Perdem-se no tempo. São ancestrais.
A essência do ser humano não mudou muito desde as civilizações de que temos memória. A evocação do título é apenas uma tentativa de perceber a razão de escrever quase sempre um texto em prosa, ao domingo.
Será este remanso de águas vivas, tal como as nossas vidas, demorando-se um pouco mais no interior da maior parte das pessoas?
Ao domingo o relógio devia parar, não uma paragem real, antes aquela paragem de não se querer saber se são horas disto ou daquilo. Apenas estar, saborear, degustar momentos, derretê-los na boca salivante. Prazer, entrosando o encantamento da alma com o toque sedoso de dedos imagináveis...
Gosto do cinza. Os dias cinzentos em que o sol se remeteu a um merecido descanso, não me angustiam, nem me causam nostalgia. Se os não houvesse como apreciar ângulos diferentes da natureza, sentada numa mesa de um café ou esplanada, aberta à rua por largos vidros, rasgando um horizonte de fantasias?
Se vivesse mais perto do meu rio ou tivesse à beira o mar, não dispensaria de desfrutar de alguns momentos destes, preferencialmente no final da manhã.
Olhar vazio mas cheio de algo indefinido, indescritível, precisamente o contrário do que se me encaixa na retina neste momento: árvores quase despidas, preparando-se para uma noite de amor, folhas atapetando relvados e passeios, já mais amarelecidas, matizadas de uns avermelhados discretos.
Sim a natureza também tem o seu pudor. Sorrio sobre este escrito que registo com despudor. É a Eu, a alma! Não é o nome, a autora! Apenas a narradora de breves momentos de vida...

(Bem, apesar do desejo expresso, sei que terei de cumprir, mais para logo, algumas obrigações profissionais, em favor dos meus alunos ternurentos...)
           

3 comentários:

  1. Gosto destes teus textos de domingo, onde a boa disposição se reflete tão profundamente.
    Já os meus, são tão aborrecidos que mais vale nada escrever.:)
    beijinhos, querida.
    Tem uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  2. Sua tolinha!!!
    Leste bem o último parágrafo???
    Escrever, apenas, nem sempre é prosa; tenho é mais tempo ou, pelo menos, concedo-mo...É um "must"...
    (Até já me estás a despachar - tem um excelente semana, mas não te livras assim tão facilmente!).
    Tenho um escrito há para aí duas semanas e ainda não saiu do bloquinho...Ficção...)
    Bjos, princesa :)

    ResponderEliminar
  3. :))
    Li, pois. Mas eu gosto tanto da tua prosa, que saio daqui com uma disposição contagiante.
    Eu disse Boa semana? Queria dizer boa noite.:))
    beijinhos mil

    ResponderEliminar