terça-feira, 1 de novembro de 2011

Viagem interrompida

O que hoje me toca, numa sensibilidade palpável...Visita a entes queridos, idos...Paragem junto de campas de jovens que cessaram o seu destino. Hoje, em especial,o teu tempo está comigo, Jovani...
Demorei-me junto a ti. Sabes, estás lindo na foto que te perpetuará. As conversas havidas, os ralhates recebidos com um sorriso indefinido, a preocupação em me sossegares quando desconfiava de marosca, as vindas dos teus pais, frequentes, à escola, o apoio da e na  tua irmã, os colegas, os professores...Tanta gente à tua volta. Tanta gente a querer indicar-te um caminho, a compor uma cabeça que nunca se sabia como estava  a funcionar. As minhas brevíssimas idas a casa, à hora de almoço, conjugando o meu tempo com o teu...Nunca o soubeste...
A alegria, mútua,  de um reencontro, sempre que nos cruzávamos, por vezes após as tuas ausências no estrangeiro. Estavas bem, dizias, sempre a preocupação de sossegares os outros...
Uma noite deves ter esgotado a tua capacidade de não seres tu...
Um dia em que te acompanhei, pela última vez, a uma morada fria...
Mas, sabes, em muitos corações continuas quentinho. Toquei o teu rosto, na foto. Tentei sorrir, não fui capaz...
Este poema também te pertence, para lá do Ismael, do Dinis e de outros...


Viagem interrompida

Tempo pesaroso
este, o dos finados.
Romaria imposta
em singela homenagem
a entes queridos
já idos.

Saudade consentida
depois de uma vida
preenchida.
Fechado o ciclo
natural, sempre efémero.
Caminho de passagem.

Saudade bem dorida
quando a partida
se antecipou precoce
a um tempo não esgotado
pelo sonho interrompido.

Saudade calada.
Grito de revolta.
Aceitação sofrida.
Viagem interrompida
a um dado momento.

Sofrimento…

OF 31-10-11
Foto Odete Ferreira 
http://worldartfriends.com/pt/club/poesia/viagem-interrompida#comment-153837 

3 comentários:

  1. Já há algum tempo que não visito os meus avós neste dia. Desde que o menino nasceu, creio.
    Prefiro fazê-lo em outras alturas, porque também eu gosto de os "sentir".
    Lindo, o teu poema e a tua prosa.
    bji, querida

    ResponderEliminar
  2. Obg, Nina por teres gostado das palavras.Os sentires não se "gostam", sentem-se e tomam-nos...
    Não significa que não nos lembremos, que não sintamos saudade em outros dias, mas andamos mais dispersos. Nestes dias estão mais presentes, só isso..
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de alguns sentires.:)
    Acreditas que não há um único dia em que não pense nos meus avós?
    Os dias em que mais falta me fazem é no Natal, Páscoa e Carnaval. Normal.:)
    bji, querida.
    Tem uma excelente noite

    ResponderEliminar