sábado, 7 de abril de 2012

Atividades culturais

Prometi que (vos) daria conta da riqueza cultural das atividades culturais/literárias em que fui interveniente ou em que estive presente. Fiz um esforço mas o tempo , se por vezes é um aliado de que não podemos prescindir, acompanhando o nosso ritmo e sendo como que uma segunda cabeça pensante, outras só lhe apetece correr a maratona e, confesso, deixo-o ganhar. Tenho mesmo adiado postagens de textos, já divulgados em outros espaços, e este MEU cantinho não merece que a dona o ignore. Na sequência, decidi ficar-me por um resumo (por ordem cronológica) postando algumas fotos que ilustrarão os momentos.

Foi com muito agrado que assisti ao lançamento da obra "O Segredo de João Pestana" de Nathalie Lopes (os meus alunos já o andam a ler), no Museu Armindo Teixeira Lopes, em 03-03, Mirandela. Público atento, obra bem apresentada. A Nathalie a ver que afinal se vão cumprindo sonhos literários em meio adverso.                            No dia   10-03-12, no Auditório Municipal de Mirandela, foi a vez do jovem Duarte Luz ver o seu livro de poesia  "Sentimentos" apresentado a um público diverso, contando com um momento musical único: um adolescente que nos presenteou com a sua maestria no piano… Ah e a reportagem fotográfica a cargo de um aluno querido de há uns anos atrás, o Tiago. Só bons momentos…

 No dia 21-03  foi a vez do Sarau multicultural das escolas da cidade, do qual fiz parte com a leitura de três poemas. Um evento a não ser deixado cair no esquecimento pela riqueza humana que se sente quase palpável. A foto que aqui deixarei, escolhida aleatoriamente, poderá dar uma ideia da sua qualidade.
 
No dia seguinte, pelas 18:30, também houve lugar à leitura de um poema na atividade “Chá com Letras”, realizada na minha escola.

 
No dia 23-03, fiz parte da I Tertúlia, promovida pela NERBA, juntamente com mais dois “colegas” da arte de escrevinhar. O “testemunho” que escrevi a pedido de uma formadora do CNO dirá de sua justiça…

Recebi o honroso convite para ser interveniente na I Tertúlia, promovida pelo NERBA de Bragrança, realizada no dia 23 de março pelas 20:30. Não sendo a primeira vez que estaria numa atividade dinamizada por um CNO, sabia, de antemão, que este género de atividades só enriquece quem nelas está, contribuindo para um sentir de encantamento pessoal nos adultos que aderem, espontaneamente, aos desafios que os seus formadores lhes sugerem.
Senti-me em casa. O ambiente de sã partilha de testemunhos, assim como o interesse, quer dos intervenientes, quer do público presente, à volta do processo criativo e outro género de questões que revelam a natural curiosidade pela pessoa que é quem escreve, transformou-se no cenário ideal para que, cada um dos presentes, se sentisse um ator com um papel cultural bem definido.
Na sequência só posso dar os parabéns a todos os que estiveram envolvidos na atividade e que outras surjam, incentivando-os, da minha parte, a ir sempre cada vez mais longe, pois a aposta no capital humano está sempre ganha!
  Odete Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário