domingo, 16 de setembro de 2012

Vejo e descrevo(-me)...



Cercanias esbatidas nos recortes de árvores imponentes, um tufo espesso, guardião de um espaço de lazer, pouco aproveitado pelos idosos residentes numa IPSS e nos vermelhos dos telhados ainda novos das urbanizações de vivendas apetecidas…
A neblina que deixa espaço à imaginação como véu que tapa o rosto de mulheres de sedução nascidas, amputadas em nome da tradição…
Os raios solares que aí repousam, filtrados por um céu nublado que se solidariza com o movimento de cidadania em que, ontem, todos nós estivemos em corpo ou espírito…
Um eu que se esforça por pintar em palavras este cenário de um domingo ainda acalorado, dirigidas a ti, leitor, que já não tens paciência para ouvir mais do mesmo em eternos debates sobre o estado da nação…
Aqui estou. Mente fervilhante de pensamentos que me alimentam. Alma embevecida em sentires enamorados. Imagens que retenho na câmara do meu olhar.
Paz interior. Natureza de dádiva. Último domingo antes de recomeço de mais um ano letivo. Talvez inicie o reencontro com a turma do ano passado e o encontro com a nova que recebo, com este apontamento. Quero-me serena. Quero-os serenos mas agitados de curiosidade.
Ansiosa? De maneira nenhuma. São crianças que me esperam e, sei, em mim depositam o alimento que saberei dar-lhes nos momentos certos.
Aqui estou. Sentada, alindada por um brilho cuja fonte desconheço. Não questiono. Quero fazer nascer os filhos que sairão dos saberes intrínsecos que se foram gerando nas mentes imberbes em salas de aula. Quero gente de palmo e meio pensante.
Aqui estou. Amanhã, é o meu presente e o seu futuro é hoje…

Odete Ferreira - 16-09-2012
 Foto – Carlos Alvarenga

8 comentários:

  1. Lindo texto, como sempre!

    Já conheci todos os meus meninos novos. Os de 9º já me acompanham há algum tempo.

    Também eu gostaria de conseguir que fossem "gente de palmo e meio pensante".

    bjis, querida.
    Bonne rentrée!:)


    (voltarei para ver o documentário anterior)

    ResponderEliminar
  2. Sorte deles,de terem uma mestra,semeadora do saber e ainda com

    o olhar poético,este transformador de realidades duras em

    janelas criativas da alma...

    Beijo,querida amiga.

    ResponderEliminar
  3. Minha querida

    Passando para agradecer o carinho no aniversário do meu blogue.OBRIGADA.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Belo texto...Espectacular....
    Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente.
    (Dalai Lama)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte nesse novo recomeço!
    Quando a serenidade lhe faltar, lembre-se do momento em que fez o pedido e tente retornar também as emoções. É um exercício que para mim sempre dá certo. Aqueles cinco minutos para colocar a cabeça no lugar :) Boa semana!! Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Tempo apertado...Cá virei dar-vos uma palavrinha...

    Inté :)

    ResponderEliminar
  7. És imensa.
    Nas palavras e na atitude serena da véspera de mais uma batalha.
    Que penso que nunca perdes, pois deves ser uma óptima professora.
    Um beijo, querida Odete.

    ResponderEliminar
  8. Queridos amigos, Nina, Suzete, Rosa Maria, Fernando Santos, Luma Rosa e Nilson: obg pelas palavras elogiosas que me deixaram...Acho que este foi o último texto em prosa que escrevi, por falta de tempo, naturalmente. Ao relê-lo ainda se me torna mais encantador após as primeiras semanas de aulas.

    Sim, dou-me, é a minha obrigação mas há um desígnio que quero prosseguir, apesar de muitos governantes não merecerem:ter os homens e mulheres do amanhã apetrechados para o que der e vier...

    Bjinhos :)

    ResponderEliminar