quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Já não é novidade...

... que escrevo sempre nuns bloquinhos que me vão ofertando e que trago na carteira. É raro escrever em casa, aproveitando breves pausas, quase sempre a tomar um café e preferencialmente, por motivos de trabalho, no final da tarde. Hoje, dia 21 de novembro, rascunhei o n.º 17, com um poema. O anterior foi iniciado em março. Já estaria preenchido, não fora as questões laborais que, este ano, foram agravadas em termos de permanência na escola, retirando horas para trabalho individual (e a correção de trabalhos prolonga-se, prolonga-se mas não sinto nenhuma inquietação por tal - de ansiedade, coração ou quiçá burnout, é que não quero padecer); os meses de outubro e novembro foram parcos em palavras poéticas; por outro lado poupei umas folhitas - facto que a natureza agradece!
Lá fui à farmácia que me havia ofertado o anterior bloquinho. E como saí encantada com um novo, igual ao anterior! Além da oferta de uma esferográfica bem catita! Bem me podem imaginar com uns passinhos mais ligeiros. Se não houvesse estas ofertas, lá teria que gastar uns euros (bendita propaganda médica...).
Posto isto, lembrei-me de  deixar em foto a minha produção literária, manuscrita. Outro dia tirarei aos portefólios, onde arquivo cada escrito com a foto ilustrativa que imprimo a cores. Já me lembrei de "vender" os poemas em forma avulsa, tipo, escolha por catálogo. Mas é só um repente, a arte das palavras não pode ser banalizada. Ocorreu-me um tempo de criança em que as feiras tinham um dia certo e era sempre uma festa: quedava-me junto ao par que divulgava notícias de amores de perdição e histórias de faca e alguidar, cantados em verso, acompanhados do acordeão, tentando, ao mesmo tempo, vender os folhetos em que os ditos cujos estavam impressos...

Mudam-se os tempos mas o espírito de divulgar, de ter ouvintes (leitores seriam poucos, dado o alto nível de analfabetismo), permanece.
Curiosamente o poema que hoje escrevi - tento sempre participar num desafio poético de um grupo no FB -  apelidei-o de "Suprema arte, comunicar". Há cada coincidência...

A qualidade da foto deixa a desejar; não me entendo com o flash!!!!
Odete Ferreira, 21-11-12

6 comentários:

  1. Que sorte!!! A mim na farmácia só me dão medicamentos em troca de dinheiro.
    Ao meu pai é que oferecem sempre alguma coisa. Aí em Mirandela os Farmacêuticos são uns queridos.

    Relativamente a flash da câmara somos iguais. Ainda não consigo tirar fotos em condições. Mas a sua até ficou boa. O melhor é tirar fotos com a luz do dia e sem flash. ;)

    Deixo um grande beijinho e obrigado pelas suas visitas ao meu blogue. Hoje tenho uns Muffins bem fofinhos e deliciosos de baunilha.
    Votos de um excelente dia.

    Espero que esteja muito inspirada e que escreva novo poema.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não perceber nada de cozinhados, espraio os olhos lá no blogue, querida Aurea.

      Verdade que por aqui ainda nos vão dando umas amostrinhas e então estes blocos dão-me imenso jeito. Apesar do trabalho (este ano há que estar mais tempo na escola), já tenho algumas folhas rabiscadas.

      Bjinhos e que as Receitas de Sedução continuem a encantar :)

      Eliminar
  2. Aqui nada deixa a desejar, querida amiga. É a vida a fluir... Parece que caminho contigo e com gosto.
    A foto tem imensa graça. É assim e pronto.

    Bjuzz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :)

      Sorri com essa do caminho...Verdade, um caminho sui generis e que em boa hora o acaso nos proporcionou.

      Tirei para aí umas 10 fotos, esta foi a que achei que se adequava ao pretendido.

      Bjuzz, querida Teresa :)

      Eliminar
  3. Os ditos cujos algum dia,mais cedo que tarde podem dar outro livro excelente ,como "em suspenso";teria sido um crime vender avulso(gostei da palavra)e agora estarias talvez mais "pobre"..digo se nao os tivesses em duplicado..rsrssrsrsr!!!!
    Que sorte,sim que é verdade que em Mirandela as farmácias sao super amáveis rsrsrs a minha por esta época às vezes dá amostras de gel e champoo..rsrssrs!!
    E já se vai aproximando a época de todos mostrarem uma cara agradável e "finjir" o sorriso de festa...ou bem jogar ao "faz de conta",que a situaçao nao é tao caótica,como se vai palpando a diário no quotidiano!!Este ano amiga,tenho que dar graças a deus que ultrapassei algo que pensava que ia ser mais duro e deus me poupou..ENTAO HAJA SAUDE PARA TODOS...Para ti saude e aquele abraço amigo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, isso é que é importante, vencer o que é mais importante para cada um de nós e quando se trata de saúde, não há bem maior!

      Quanto aos escritos, são passados para o pc, imprimo-os a cores e organizo-os em dossiês. Estão prontos para quando me decidir por uma editora. Preciso de tempo!

      Bjos, minha querida. Continua com o teu lindo sorriso! :)

      Eliminar